A influência do concretismo na Literatura Brasileira: A minha música é Construtivismo
- Valter Rogério
- 28 de jul. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de fev. de 2024
TEXTO DE APOIO E SINTESE DA AULA:
Esta canção de música e letra de minha autoria foi escrita e composta com a proposta de integrar o Construtivismo que é uma tese epistemológica que defende o papel ativo do sujeito na criação e modificação de suas representações do objeto do conhecimento com o Concretismo que foi um movimento literário que surgiu em meados da década de 50, tendo como uma das principais influências a arte concreta. O principal foco do Concretismo no Brasil foram as mudanças na forma de fazer poesia. Para os artistas, a poesia era, além de palavra e som, visual. A aula propõe interagir com os alunos do ensino médio das escolas estaduais, tematizar através do ensino aprendizagem qual a importância do construtivismo na integração das disciplinas orientadas pelo Currículo com a interdisciplinaridade, que busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo. Ela implica na articulação de ações disciplinares que buscam um interesse em comum nos níveis no âmbito do conhecimento: multidisciplinaridade, significando saberes fragmentados, em que existe justaposição de várias disciplinas, porém sem relação aparente entre si; pluridisciplinaridade, em que algumas disciplinas pertencentes a conteúdos afins com o Concretismo que foi um movimento concreto se constituiu, primeiramente, na cidade de São Paulo, no início da década de 1950, sendo liderado pelos poetas e irmãos Augusto de Campos e Haroldo de Campos (conhecidos como "irmãos Campos”) e Décio Pignatari, que fundaram a Revista Noigrandes (1952), para divulgar suas ideias acerca da poesia concreta. Posteriormente, o grupo também seria integrado pelos poetas cariocas Ronaldo Azeredo e José Lino Grunewald. A partir da década de 1960, poetas ligados ao grupo, como Ferreira Gullar e Paulo Leminsk, passaram a se envolver em temas sociais, surgindo então várias tendências pós-concretistas. A canção tem uma exposição demonstrativa que intertextualiza o nome de vários livros e obras dos poetas concretos, como também foi uma maneira de homenageá-los pela sua importância cultural diante da Literatura Brasileira.
Depois de ler o texto com os alunos o autor cantara sua canção e começaremos os trabalhos:
A MINHA MÚSICA É CONSTRUTIVISMO.
Para Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos
MÚSICA E LETRA VALTER ROGÉRIO
NINGUÉM QUIS CANTAR
A MINHA MÚSICA
POR QUE A MINHA MÚSICA
NÃO É DE NINGUÉM.
NÃO FALA DO AMOR
NEM FALA DO MAR;
A MINHA MÚSICA
É SÓ PRA CANTAR.
NINGUÉM QUIS OUVIR
A MINHA MÚSICA
PORQUE MINHA MÚSICA
“ LINGUAVIAGEM” ARRIBAÇÃO
NEM FALA CANTAR
“SERVIDÃO DE PASSAGEM”
A MINHA MÚSICA
É SÓ UMA PAIXÃO.
NINGUÉM QUIS GRAVAR
A MINHA MÚSICA
PORQUE MINHA MÚSICA
´NÃO É UMA CANTIGA
"GALÁXIAS “VIVA DE TROVADOR
NÃO É UMA CANÇÃO
A MINHA MÚSICA
É SÓ DEVOÇÃO.
NINGUÉM QUIS COMPRAR
A MINHA MÚSICA
PORQUE MINHA MÚSICA
NÃO É INSPIRAÇÃO
NÃO É MAIS POESIA
“ANATOMIAS “E PRÁXIS DA VIDA
“O ÂMAGO DO ÔMEGA”:
A MINHA MÚSICA
NÃO É CONCRETIZAÇÃO.
NINGUÉM QUIS OLHAR
A MINHA MÚSICA
PORQUE MINHA MÚSICA
TEM “O ROSTO DA MEMÓRIA”
POEMA OBJETO
“ NOIGRANDES” ARMAÇÃO.
SINOPSE DA AULA E ATIVIDADES DE ENSINO APRENDIZAGEM
1)A palavra vanguarda significa e designa no sentido originário; falange de guerreiros que vai a frente do exercito. Como podemos justificar que os artistas do concretismo recusaram os meios de produção vigentes entre os anos de 1960 e 1980 e ofereceram novas posturas em face da atuação do artista na sociedade ?

2) Agora iremos mostrar no data show via rede digital no google o link poesia concreta para que vocês vejam e tomem conhecimento um pouco das formas do ciclo histórico do verso (unidade ritmíco-formal ), espaço gráfico temporal também chamado de temporístico-linear como a importância do ideograma mostrando o sentido geral da sintaxe espacial ou visual ?
3) Qual a mensagem que a poesia concreta do Fabio Bahia mensurou em seu texto em relação a Deus e as religiões que sobressaem com suas culturas e seu papel de miscigenação no mundo.

3) Leia o poema LIXO LUXO e faça um breve comentário em relação a problemática do lixo e a poluição no meio ambiente.

4) Leia o texto e faça uma breve comentário em relação ao costume de tomarmos refrigerantes no cotidiano.

5)A velocidade no transito assassina e mata milhares de pessoas no mundo. Leia o texto que segue abaixo e faça um breve comentário em relação ao texto Velocidade. Descreva qual figura geométrica está implícita na poesia de expressão velocidade.

6) O poema concreto faz um apelo a comunicação não verbal e propõe uma a palavra ( som ,forma visual, e carga semântica) Qual o significado da palavra semântica e abrevie ou escreva um breve comentário sobre o texto que segue abaixo.

7) O compositor e escritor Arnaldo Antunes escreveu muitas canções com o grupo de rock Titãs. Descubra qual o nome da musica que esta banda gravou com poesia semelhante ou que pode ser comparada ao texto que segue abaixo:

8) O Brasil tem uma questão que é infinita em relação a questão da reforma agrária em conflitos com os movimentos dos sem terras que reivindicam o direito de ter um pedaço de terra para plantar e colher suas possíveis lavouras. Qual o sentido interpretativo poderiámos descrever em relação ao texto que segue abaixo:

Comments